Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes
Suzano
Bititiba Mirim
Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00 Rua Profa. Leonor de Oliveira Melo, 94 Jd. Santista
Segunda à Sexta das 8h00 às 17h30 Rua Sara Cooper, 484 Jd. Santa Helena
Segunda a Sexta das 8h30 às 17h00 Rodovia Alfredo Rolim de Moura, 190, sala 1
Mogi das Cruzes
Suzano
Bititiba Mirim

Fecomerciários

Federação dos Comerciários no Estado de São Paulo

HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO

A Fecomerciários foi fundada em 1939, fruto do movimento iniciado dois anos antes por entidades sindicais comerciárias que atuavam nas cidades de São Paulo e Santos. Mas, somente em 1940 adquiriu caráter institucional que permanece até hoje, a partir da fusão com a Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de São Paulo – criada anteriormente para representar parte da categoria.
O ato de fundação contou com a presença de representantes dos Sindicatos de Catanduva, Garça, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e Campinas. A primeira diretoria foi integrada por Alberto Dias Rebouças, Joaquim Lopes de Mattos, Gastão Massari, Hugo Ramazzini e Alberto Fernandes (Comissão Executiva). Ary Mattos, Mariano de Laert Gomes e Waldemar A. Menezes compunham o Conselho Fiscal. O mandato era de três anos.
A Federação teve seu reconhecimento pelo então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1942. A Carta Sindical datada de 7 de novembro daquele ano acrescentou à lista de fundadores os Sindicatos de Marília, São José dos Campos e o Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo.
Em 1948, a Federação passou a integrar as Juntas de Recursos da Previdência Social, os Conselhos do SESC e SENAC, as Juntas de Conciliação e Julgamento da Capital, além de indicar juízes classistas para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Em meados da década de 1950, o nome de origem – Federação dos Sindicatos de Comerciários do Estado de São Paulo – foi alterado para Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, amplamente difundido pela sigla Fecesp.
Com uma alteração estatutária ocorrida em 1986, a diretoria passou a ter onze membros. Outra resolução adotada pelo Conselho de Representantes, em 1992, promoveu a redistribuição de bases sindicais dos filiados. Como resultado, 41 entidades filiadas à época, tiveram suas bases redistribuídas – o que possibilitou a criação de 24 novos Sindicatos de Comerciários.
O Conselho de Representantes aprovou mais uma alteração no estatuto da entidade, em 1998, que permitiu novo aumento do número de diretores.
A Diretoria da Federação é formada atualmente por 16 membros. A entidade tem 71 sindicatos filiados. Desde 2008, é conhecida como Fecomerciários. Em 2015, passou a ser denominada Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, mantendo o logo Fecomerciários.
Ao longo das décadas, a Fecomerciários cumpriu com eficiência seu papel de coordenadora dos interesses dos sindicatos filiados e da categoria como um todo. A entidade também teve atuação decisiva na estruturação do movimento sindical comerciário no Estado, estimulando a criação de sindicatos e garantindo suporte material às entidades como maquinário, móveis e utensílios, gabinetes odontológicos, além de aumentar o patrimônio das suas entidades com reformas de sedes, sub-sedes e construção de novas, mais modernas e com toda a infraestrutura necessária para atender os comerciários com conforto. Seu quadro de funcionários é altamente qualificado.
Além disso, a Federação também propicia assistência jurídica e sindical aos comerciários, mantendo sempre viva a luta pelos direitos da categoria e levantando bem alto as bandeiras históricas dos trabalhadores no comércio do Estado de São Paulo.

FECOMERCIÁRIOS

Inaugurado em 16 de julho de 2010, o prédio da Fecomerciários está localiza do na Rua dos Pinheiros, 20, bairro de Pinheiros, em São Paulo, próximo à Avenida Rebouças, uma das principais da cidade.
São 10 andares projetados com a mais completa infraestrutura voltada aos 71 sindicatos filiados.
A sede possui 2.380 metros quadrados de área construída.
Além de uma agradável recepção, conta com salas administrativas, assessoria organizacional, assessoria jurídica, PLR, assessoria sindical, departamento econômico, educacional, informática, cooperativa habitacional, comunicação, imprensa, salas de diretoria e sindicatos filiados.

Estrutura:

O prédio possui apartamentos para estada dos nossos dirigentes, um equipado auditório com capacidade para 60 pessoas, cozinha, refeitório para os funcionários e visitantes, duas salas de reuniões, incluindo uma de diretoria no andar da presidência e uma cobertura com uma belíssima vista para o arborizado Parque Ibirapuera.
O estacionamento fica no pavimento térreo.